sábado, 12 de maio de 2012

Adolescentes do Oeste de SC entram no mar pela primeira vez em Florianópolis


Premiados com passeio para formatura em projeto ambiental, 27 adolescentes de Vargem Bonita, no Oeste, mergulharam pela primeira vez.






                               Foto: Guto Kuerten/ Agência RBS


Guto Kuerten

_ A água é salgada. Não imaginava que fosse assim. Esta sensação jamais irei esquecer.

Com a respiração ainda ofegante, a estudante Talia Tavares de Jesus, 14 anos, define a sensação de conhecer e entrar no mar pela primeira vez. A amiga Ana Soares, também de 14 anos, foi junto.

Situação absolutamente cotidiana para quem vive no Litoral, a experiência de Talia foi inédita para um grupo de 27 estudantes da Escola Estadual Galeazzo Paganelli, de Vargem Bonita. A cidade, no Meio-Oeste, fica a 430 quilômetros de Florianópolis, onde o alunos estiveram na sexta-feira para celebrar a formatura do curso do Projeto Ambiental da Polícia Militar.


Eles chegaram tímidos na praia da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha de SC. Experimentaram colocar um pé de cada vez na água. Depois, o receio foi embora com o primeiro mergulho. A euforia tomou conta dos curiosos estudantes de 7ª e 8ª série. Dominaram e fizeram a festa nas pequenas ondas.

_ Nossa que fria! Podia estar mais quente. Não interessa. Podia estar da forma que tivesse eu iria entrar _ disse Daiane Cândido da Silva, 13 anos, ainda emocionada.

_ Cerca de 40% destes estudantes moram no assentamento 9 de julho, que fica metade em Água Doce e a outra metade em Vargem Bonita. Então, dá para imaginar a felicidade deles em conhecer o mar e os outros locais que estamos visitando _ explica Luiz Carlos Chaves, coordenador do projeto ambiental na região de Vargem Bonita, da Polícia Ambiental Militar.

A mesma sensação foi retratada, recentemente, em livro do escritor e poeta catarinense Alcides Buss. Em Janela para o mar, as poesias têm no DNA do autor, que conheceu o mar com 18 anos. Poetas famosos como o chileno Pablo Neruda também tinham o mar entre os seus temas favoritos.

Viagem foi prêmio para os alunos

A formatura do grupo foi no último dia 7. A viagem de estudo no litoral catarinense foi como uma premiação. Na quinta-feira, eles foram ao quartel do comando geral da Polícia Militar.

Na Assembleia Legislativa, participaram de um debate sobre Polícia Militar e proteção do meio ambiente. Na manhã sexta-feira, foram conhecer o projeto Tamar, na Barra da Lagoa. A iniciativa nacional cuida diretamente da reprodução de tartarugas marinhas.

_ Agora voltaremos para casa com conhecimentos que poderemos repassar aos nossos companheiros da nossa cidade. Um deles é como lidar com situações da natureza. Muito interessante conhecer tudo isso. Não sabia que havia estas espécies no Brasil _ afirmou Jady Peres, 14 anos.

Neste sábado, enquanto encaram as cerca de cinco horas da viagem de volta, os alunos de Vargem Bonita terão muitos assuntos para colocar em dia com os amigos e familiares.

Fonte: Diário Catarinense
Link da Notícia:  http://migre.me/93JcN

Nenhum comentário: